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NATUREZA: COMO O SEU SCION SE PORTA

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Mensagem  Poseidon Seg 12 Abr 2021, 2:34 am




NATUREZA: Como o seu Scion se porta

Natureza é o que descreve, de modo bem geral, a personalidade básica de um Scion e seu modo de ver o mundo. Ela funciona como uma base para o jogador usar quando estiver criando seu personagem e decidir quais serão suas ações e objetivos. Durante o jogo, se o personagem performar uma ação importante ou tomar uma decisão importante que valide sua Natureza, ele recupera um ponto temporário de Força de Vontade por seu senso de auto-imagem e visão-de-mundo estar se reafirmando. Note que essa ação ou decisão deve ser significativa e deve aplicar-se diretamente à história. Um Juíz não recupera um ponto de Força de Vontade por fazer justiça contra o cara que furou fila no supermercado, por exemplo. Decidir ir atrás do prefeito, que na verdade é um cultista dos Titãs, já é um caso mais valioso e digno de restaurar suas motivações (Força de Vontade).

⬤ ARQUITETO

O arquiteto tem um plano pra tudo, seja sua carreira acadêmica, sua viagem de fim-de-semana pras montanhas ou sua campanha contra as proles de Titãs ameaçando sua cidade. Ele é metódico, sistemático e organizado, e uma vez que ele faz um plano, ele age de acordo com ele. O Arquiteto vive para ver seus planos se tornarem realizações, por bem ou por mal.

Arquitetos são cuidadosos e pensativos. Eles não fazem nada espontaneamente, e isso significa que são raramente pegos despreparados quando as coisas dão errado. Por outro lado, eles são as vezes acusados de analisar demais pessoas e situações e perderem oportunidade de tomarem riscos que uma pessoa mais espontânea tomaria.

Sistema: Arquitetos recuperam um ponto de FV quando executam com sucesso um grande plano de ação, seja em um ataque a um esconderijo ocultista ou organizando um evento social para centenas de convidados.


⬤ AUTOCRATA

Um autocrata acredita em ordem, estabilidade e controle. Ele controla todo aspecto de sua vida, da sua carreira aos seus relacionamentos, e é geralmente a pessoa que outras pessoas procuram quando precisam de ajuda em uma situação difícil. Autocratas são assertativos, com personalidades que assumem comando. Do jeito que vêem, se eles querem que algo seja feito direito, é melhor que eles façam o serviço eles mesmos.

Autocratas são líderes naturais e almas fortes em momentos de crise. Eles não cedem sob pressão, e eles não hesitam em dar um passo a frente para ajudar os que precisarem. Do mesmo modo, eles tem dificuldade em lidar com autoridade, e sua insistência em empurrar suas opiniões em outros faz com que pareçam dominadores as vezes.

Sistema: Autocratas recuperam um ponto de FV quando resolvem uma crise ou encaram um desafio difícil assumindo o controle e implementando suas próprias soluções.


⬤ BRAVO

Bravos assumem riscos e procuram ação. Eles vivem a vida o mais rápido e próximo do limite o possível. Seja saltando de telhado em telhado a 100 pés de altura do chão ou desafiando um monstro raivoso com nada além de uma faca pequena e um sorriso presunçoso, os Bravos dançam com a morte em todas as chances que possuem. As vezes, a aposta não vale a pena, mas o Bravo não se arrepende. Qualquer pouso em que ele possa sair andando depois é um bom pouso, e se ele não puder sair andando, provavelmente não se importará com isso.

Bravos são heróis natos. Eles sempre correm onde anjos temem chegar perto e saem do fogo com um sorriso. São impetuosos, não temem nada e não prestam muita atenção para as consequências de suas ações, o que significa que aqueles ao seu redor as vezes pagam o preço de suas inconsequências também.

Sistema: Bravos recuperam 1 FV quando tomam riscos físicos extremos e sobrevivem. O Narrador é o árbitro final sobre o que conta como um risco extremo, mas deve ser uma ação que tem uma chance maior de 50% de resultar em morte ou ferimentos sérios.


⬤ ALTRUÍSTA

Altruístas nutrem e protegem aqueles que precisam. Eles são curandeiros, patronos ou provedores que abrem mão de si mesmos em benefício de outros. Às vezes eles trabalham em cozinhas de Sopão ou fazem trabalho voluntário no tempo livre, e eles têm carreiras no setor de emergência ou serviços sociais. Outros simplesmente fazem o que podem por amigos e família, muitas vezes colocando a necessidade de outros antes das deles.

Altruístas trazem esperança e alívio para outros. Eles mudam vidas com um simples ato de generosidade ou compaixão e não esperam nada em retorno. Essa generosidade não vem sem risco, contudo, e muitas vezes indivíduos inescrupulosos ou egoístas tomam vantagem deles. Adicionalmente, nem todo mundo quer ser salvo. As vezes, as preocupações de um Altruístas podem ser sufocantes ou exageradas, causando mais mal do que bem.

Sistema: Altruístas recuperam um ponto de FV quando conseguem ajudar outra pessoa a superar uma grande crise ou desafio. Pode ser a recuperação de um ferimento sério, prover comida e abrigo para alguém sem casa, ensinar uma nova habilidade para alguém, etc.


⬤ COMPETIDOR

Competidores estão constantemente tentando ser os melhores em tudo o que fazem. Não é bem pra provar sua superioridade sobre os outros - apesar dos piores Competidores fazerem exatamente isso - mas sobre validar sua própria autoimagem através de constantes testes de suas habilidades. Alguns Competidores são de menor escala. Existem apenas algumas áreas onde eles sentem que devem se exceder para se sentirem realizados. Outros querem excelência em tudo o que fazem. É um grau de disciplina e determinação que muitas vezes leva ao sucesso pessoal, mas pode alienar o Competidor de seus amigos e famílias se ele não tiver cuidado.

Competidores são indivíduos focados que atacam desafios difíceis entusiasticamente e se recusam a desistir. Eles podem ser inspiradores, mas as vezes sua corrida brutal em busca de superação ameaça seus relacionamentos com outros.

Sistema: Competidores recuperam um ponto de FV quando vencem decisivamente uma competição difícil de habilidade contra um ou mais oponentes.


⬤ CÍNICO

Cínicos já viram de tudo. Eles se consideram realistas brutais, possuindo nenhuma ilusão a respeito de justiça, amor ou decência humana. Talvez eles tenham sofrido muitas desilusões ao longo dos anos ou tenham estado em posição para experimentar os piores excessos da humanidade por um longo período de tempo - seja qual for a razão, eles tipicamente esperam o pior das pessoas e da vida em geral.

Cínicos raramente são desapontados ou desencorajados pelas falhas de outros. Eles sabiam que as coisas dariam errado em algum ponto, então eles estão preparados com um plano B para esta emergência. Infelizmente, essa visão-de-mundo torna difícil para eles confiarem em outros ou se colocarem em risco a não ser que tenha algo em jogo que lhes valha a pena.

Sistema: Cínicos recuperam um ponto de FV quando suas expectativas pessimistas são provadas corretas pelas ações (ou inações) de outros.


⬤ FANÁTICO

Fanáticos são direcionados por sua fé inabalável em suas crenças, seja um ideal social, uma crença política ou uma doutrina religiosa. A crença em si é menos importante do que a dedicação total que o Fanático lhe dá. Fanáticos não são nascidos assim. Eles são treinados e doutrinados na devoção cega a sua causa, ou eles se dedicam depois de um episódio traumático que abre seus olhos a uma nova crença.

Um Fanático não poupa nada em sua perseguição pela causa. Ele está disposto a sacrificar qualquer coisa e qualquer um pelo bem de seus propósitos maiores. Esta devoção absoluta e coragem cega cria heróis lendários e vilões implacáveis de medição igual, contudo. Outras pessoas podem ser sacrificadas com facilidade se o Fanático acreditar que isso está nos melhores interesses de sua fé.

Sistema: Fanáticos recuperam um ponto de FV quando se aproximam de sua causa de modo significativo.


⬤ VALENTE

O Valente coloca os outros antes de si mesmo o tempo todo. Ele defende aqueles que não conseguem se defender e luta em prol daqueles menos afortunados. Ele pode ser um ativista social, um psicólogo ou um bombeiro - o Valente é atraído para causas e ocupações que permitam que ele ajude quem precisa. Ele pode fazer isso em resultado de sua essência, ou para compensar por erros passados, ou porque, um dia, ele próprio foi uma vítima.

O Valente é o herói romântico das lendas do Faroeste, o cavaleiro andante de armadura brilhante que resgata aqueles em perigo, muitas vezes a um alto custo. Por todo este heróismo, contudo, ele pode se tornar solitário e autodestrutivo as vezes, enquanto o autoproclamado salvador se perde em suas cruzadas e termina se destruindo e machucando aqueles com quem se importa.

Sistema: O Valente recupera um ponto de FV quando consegue proteger com sucesso ou ajudar alguém que precise a um preço significativo para si.


⬤ JOGADOR

Jogadores sempre acreditam que a sorte está ao seu lado. Eles tomam riscos que poucos contemplariam devido às altas recompensas que os espera. Muitas vezes, estes Jogadores falham, mas isso não os impede de tentar de novo. Tudo o que eles precisam é de uma chance para jogar o dado e, cedo ou tarde, eles sabem que os números virão. Você não pode ganhar se você não jogar.

Jogadores são almas pretenciosas que vivem a vida no limite. Eles não são insensatos quanto a maioria das pessoas pensa, contudo. Na maioria das vezes, eles pensam cuidadosamente nas chances contra eles antes de tomar um curso de ação, e eles são filosóficos quando as coisas não são do seu jeito. O problema é que a maioria dos Jogadores não sabem quando parar. Na maioria das vezes, eles abusam da sorte até que eles - ou alguém próximo a eles - paguem o preço.

Sistema: Jogadores recuperam um ponto de FV quando tomam um risco significativo ou apostam em algo que acabe valendo a pena para eles ou seus aliados.


⬤ JUIZ

Juízes acreditam nas regras e no poder da lei, tanto que eles não podem ficar parados sem fazer nada quando alguém passa do limite. Seja algo tão sério quanto roubo ou tão fraco quanto vandalismo ou atentado ao pudor, o Juiz não hesita em chamar atenção das pessoas e tomar ações para fazer justiça. A resposta do Juiz é sempre proporcional ao crime - regras são regras, afinal - e ele trabalha nos limites da lei sempre que possível. Quando chamar a polícia não é possível, contudo, ele não tem medo de tomar o assunto em suas próprias mãos.

Juízes são os elos que mantém a sociedade funcionando. Eles protegem os fracos e inocentes e dizem o que a maioria das pessoas tem medo de dizer. Ainda assim, há o perigo de que a autoridade do Juiz lhe suba a cabeça. Uma linha bem fina separa protetores de tiranos.

Sistema: Juízes recuperam um ponto de FV quando confrontam uma injustiça séria e garantem que o culpado seja punido por seus crimes.


⬤ LIBERTINO

Libertinos aproveitam a vida ao máximo, satisfazendo seus apetites por prazer de toda forma concebível. Alguns Libertinos tem gostos específicos, de vinho à comida ou romance, enquanto outros simplesmente se entregam de corpo e alma para qualquer tentação que se apresentar. A maioria dos Libertinos não se considera gulosa a despeito de seus apetites, apesar de existirem alguns vícios em aspectos da vida dos quais eles nunca tem o bastante. Outros acreditam que o mundo deveria ser aproveitado em grandes mordidas. Qualquer coisa menor que isso seria um trágico desperdício.

O Libertino é mais que o espírito da festa - seu entusiasmo para a vida é potente e irresistível. Libertinos podem encontrar um modo de encontrar alegria nas situações mais negras. Ao mesmo tempo, esta longa perseguição pelo prazer tem seu preço. Muitos Libertinos flertam com vícios mortais que eventualmente crescem para consumí-los.

Sistema: O Libertino recupera um ponto de FV quando encontra um modo de satisfazer seu apetite (qualquer que seja) sob dificuldade ou circunstâncias desafiadoras.


⬤ SOLITÁRIO

Solitários ocupam a margem da sociedade, guardando-se para si mesmos por escolha ou necessidade. Mesmo com um pequeno círculo de amigos, eles são aqueles que permanecem calados ou introspectivos e preferem trilhar acompanhando a sombra de seus colegas e observar ao invés de participar. Para sua vantagem, eles muitas vezes tem uma perspectiva clara de situações que seus compatriotas não tem. Eles preferem sua própria companhia na maioria do tempo, mas eles valorizam os poucos amigos que tem e não hesitam em agir em prol deles.

Solitários são tipicamente quietos e pensativos. Eles podem ser antissociais as vezes, ou mesmo ásperos, mas quando a coisa aperta, eles se colocam pelo que é importante para eles.

Sistema: Solitários recuperam um ponto de FV quando conseguem resolver um grande desafio ou crise por conta própria.


⬤ PACIFISTA

Pacifistas desprezam o uso da violência. Talvez como resultado de um pensamento religioso ou filosófico, ou por causa de uma vida de conflito e sofrimento, Pacifistas acreditam que violência não leva a nada além de dor e destruição, não importa o quão nobres sejam as intenções dos guerreiros envolvidos. Combate é algo a ser evitado a todo custo, e o Pacifista deseja tomar qualquer passo e fazer qualquer sacrifício para encontrar uma solução construtiva para um conflito. Isso não quer dizer que eles não sejam capazes de lutar. Violência é trágica, ruim, mas se forçados contra a parede, eles irão chorar lágrimas amargas e fazer o que é necessário.

Pacifistas são a voz da razão e diplomacia que esperam fazer um mundo melhor por exemplo. Como qualquer ideologia, contudo, pacifismo com cegueira pode levar a tragédias ainda piores, como vidas inocentes perdidas para a fome bestial de proles de Titãs e monstros.

Sistema: Pacifistas recuperam um ponto de FV quando conseguem terminar um grande conflito através de negociação ou sacrifício ao invés de combate.


⬤ PEDAGOGO

Pedagogos vivem para adquirir e dividir conhecimento. Eles estão sempre curiosos, perceptivos e estudiosos, ávidos para tentar coisas novas ou dar o benefício de suas experiências para outros. Eles podem ser professores ou acadêmicos, pesquisadores ou livreiros, ou apenas pessoas com mentes afiadas e inquisitivas e muito tempo livre em mãos. Para o Pedagogo, uma coisa que vale ser conhecida é uma coisa que vale ser aprendida, e uma coisa que vale ser aprendida é uma coisa a ser dividida com outros.

Pedagogos são educadores e instrutores que enriquecem aqueles ao seu redor - e muitas vezes sabem exatamente o que fazer perante uma crise. Por outro lado, possuir tanto conhecimento as vezes torna Pedagogos pomposos e pedantes. Se eles não tomarem cuidado, tornarão respostas casuais em longas e maçantes aulas ou levarão sua educação sobre os outros como meios de demonstrar sua superioridade.

Sistema: O Pedagogo recupera um ponto de FV quando se utiliza de seu conhecimento como instrumento para resolver um grande desafio ou derrotar um oponente difícil.


⬤ PENITENTE

O Penitente vive para expiar seus pecados. Talvez ele tenha cometido um crime terrível - ou crimes terríveis - em seu passado, ou viveu uma vida violenta que agora o persegue o tempo todo. Seja qual for a causa da culpa, Penitentes agora tentam viver suas vidas de modo que eles possam um dia se sentir livres das coisas terríveis que fizeram. Esta redenção talvez venha ao custo da vida do Penitente, mas o que é a perda de uma vida que não vale nada comparada a pureza de um único e altruísta ato de heroísmo?

Penitentes são a prova viva de que o mal não é absoluto. Seus esforços para encontrar sua redenção não oferecem apenas esperança para seu próprio futuro, mas inspira outros também. O perigo que muitos Penitentes encaram é a tentação ao autoflagelamento. Ao perseguir continuamente a punição por seus próprios pecados, eles podem conseguir apenas se machucar - e possivelmente outros ao seu redor.

Sistema: Penitentes recuperam um ponto de FV quando sofrem uma grande perda ou cometem um ato dramático e altruísta em prol de outrem.


⬤ PERFECCIONISTA

Perfeccionistas são devotados à excelência em tudo o que fazem. Se não é feito perfeitamente, então não vale a pena ser feito, e para este fim eles estão constantemente exercendo suas capacidade para se tornar os melhores em absoluto no que fazem. Eles podem demorar mais para terminar seus objetivos do que outros ou ter muito mais esforço em feitos aparentemente insignificantes, mas tudo ao custo da perfeição.

Perfeccionistas são parâmetros de trabalho duro e consciente. Sua dedicação e habilidade pode ser inspiradora para os que estiverem ao seu redor, encorajando amigos e colegas a redobrar seus próprios esforços. Em contraparte, muitos Perfeccionistas tem um desdem nada saudável por aqueles cujas médias estão abaixo de suas próprias, o que pode aliená-los dos outros.

Sistema: Perfeccionistas recuperam um ponto de FV quando performam um feito impecável sob condições difíceis. O Narrador é o árbitro que dirá a qualidade do feito.


⬤ REBELDE

Rebeldes são a animosidade e desconfiança inata da autoridade, preferindo confiar em sua própria moral e compasso ético ao invés das regras impostas pelos que estão acima deles. Quanto mais os poderes sobre eles o empurram, mais eles empurram de volta, quebrando leis e impondo sua independência mais por mero despeito do que por qualquer outra coisa. Algumas pessoas se tornam Rebeldes após passar anos sob a vista de um tirano, um pai, superior ou chefe dominador. Outros simplesmente idolatram a liberdade de viver sob suas próprias regras, a qualquer custo.

Rebeldes são os agitadores que rejeitam velhos modos de pensar. Eles podem ser os cavaleiros do futuro, acendendo o fogo da mudança queira o resto do mundo ou não. Dito isso, os Rebeldes sem causa são um pouco diferentes, infligindo sofrimento sem qualquer boa razão além de alimentar seu senso de revolta.

Sistema: Rebeldes recuperam um ponto de FV quando tomam um grande risco para subverter ou combater a lei ou a figura autoritária.


⬤ MARGINAL

Marginais fazem suas próprias leis, existindo por suas próprias regras e fazendo o necessário para sobreviver. Alguns são homens de negócios, ou simples ladrões de bugiganga, ou podem ser assassinos e sangue-frio como gangsters. Outros são pessoas ordinárias que não tem medo de dobrar ou quebrar uma regra para aproveitar um pouco mais a vida. Algumas pessoas são nascidas Marginais, crescendo com uma apreciação por coisas boas da vida e poucos escrúpulos para conquistá-las. Outros se tornam Marginais apenas tentando se manter vivos. Leis são legais e boas, mas quando você não tem dinheiro e não tem nada para comer, o que mais você pode fazer?

Marginais em seu melhor são heróis-ladrões, como Robin Hood ou Ali Baba. Eles roubam ou cometem crimes para conter injustiças ainda maiores, dividindo suas conquistas com os menos afortunados. Em seu pior, Marginais são predadores famintos que acreditam que se uma coisa não está devidamente protegida, a vítima merece ser roubada.

Sistema: Marginais recuperam um ponto de FV quando conseguem o que precisam sem pagar por isso, com um risco significativo para si próprios.


⬤ SOBREVIVENTE

Sobreviventes pensam em si mesmo em primeiro, último e basicamente todo lugar. Talvez eles tenham crescido em um ambiente duro e imperdoável onde apenas os fortes sobrevivem, ou talvez ele simplesmente tenha em essência esta ambição de que nada mais importa para eles. Eles são tipicamente indivíduos muito frios e calculistas, sempre com um plano para quando as coisas irem de mal a pior, e são secos o bastante para abandonar qualquer um que pareça um peso morto. Outros podem ser dirigidos pelo medo ou trauma e ser perfeitamente racionais e com compaixão - até que sejam ameaçados. Daí, é cada um por si.

Sobreviventes podem tomar o pior que a vida lançar neles e sair disso vivos. Sua perseverança e resistência contra a adversidade as vezes assume níveis heróicos. Infelizmente, geralmente é um tipo de heroísmo bem individual, já que Sobreviventes as vezes podem até passar sobre os corpos de seus amigos para escapar.

Sistema: Sobreviventes recebem um ponto de FV quando suas ações os permitem escapar de uma ameaça ou crise mortal.


⬤ TRADICIONALISTA

Tradicionalistas acreditam que os velhos métodos são os melhores. Eles resistem a mudanças, preferindo a certeza dos precedentes e ideias usuais ao invés do risco das ideias progressivas. Talvez eles tenham crescido em uma família ou cultura rígida e tradicional, onde as lições do passado são repassadas de mãe pra filha, ou tralvez eles tenham abraçado as tradições de seus antepassados após uma vida de liberalismo rebelde. Seja cmo for, o Tradicionalista junta força e sabedoria de métodos clássicos e imutáveis.

Tradicionalistas são sábios e metódicos. Eles tem décadas, talvez séculos de sabedoria acumulada para contar quando encaram os desafios da vida. Por outro lado, eles são lentos para se adaptar a situações novas de mudança e tendem a rejeitar pensamento criativo ao invés de aceitá-lo a não ser que não tenham outra alternativa.

Sistema: Tradicionalistas recuperam um ponto de FV quando usam suas lições do passado para resolver desafios ou crises do presente.


⬤ ENGANADOR

Enganadores são mutáveis. Eles estão sempre se transformando, reinventando-se para cada nova pessoa ou situação que encontrarem. Para eles, força e sobrevivência está na enganação. Eles ganham o jogo trocando as regras, colocando suas mentes afiadas contra a mentalidade crédula de amigos e inimigos. Nata é sagrado; nada está fora do limite. Para o Enganador, qualquer coisa vale, e a única verdade que ele sabe é a que ele acredita no momento.

Um Enganador é uma criatura de lua. Em um minuto, ele é seu melhor amigo, e o mundo seu playground. No outro, ele sumiu, deixando você segurando a conta do bar e se perguntando onde foram parar as chaves do seu carro.

Sistema: Enganadores recuperam um ponto de FV quando eles enganam com sucesso outra pessoa ou grupo de pessoas sob grande risco para eles. Entrar em uma estação de polícia e convencê-los de que você é o comissário assistente seria um exemplo; convencer o chefe do crime local de que você é o comandante de um esquema ilegal fora da cidade é outro.


⬤ VISIONÁRIO

Visionários vivem por seus sonhos. Eles vêem o mundo em modos novos e excitantes e são inclinados a tornar seus sonhos em realidade. Visionários podem ser professores, cientistas, homens de negócio, vendedores de seguro... qualquer um pode ter uma fagulha de inspiração que mudará sua vida para sempre. As vezes, este sonho é tão grande que será o trabalho de uma vida. Em outros casos, o Visionário é uma fonte de novas ideias, criando e descartando planos radicais quase tão rápido quanto ele os concede.

Visionários são criativos e intuitivos; Eles estão sempre abertos a tentar novos métodos para vencer velhos desafios. Ao mesmo tempo, sua visão pode fazer eles parecerem avoados e não-práticos, incapazes de relacionar-se com as vidas mundanas daqueles ao seu redor.

Sistema: Visionários recuperam um ponto de FV quando conseguem vencer um grande desafio ou crise através de um caminho novo e inventivo.



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Última edição por Poseidon em Sex 23 Abr 2021, 11:10 pm, editado 1 vez(es)
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